sábado, 9 de abril de 2011

O Mehor da Baixada Santista 2007 / 2008

 
O José Carlos dos Santos eleito chef do ano pelos jurados da edição Veja Praia 2008/2009 é quase, mas não exatamente, o mesmo que ganhou igual prêmio na edição 2007/2008.
Zeca Santos – assim ele é mais conhecido – estou cursando gastronomia na Universidade Católica de Santos.
 
Hoje, tem o diploma quase em mãos e não parece se deslumbrar nem com esta nem com outras conquistas. E não foram poucas para um lavrador vindo do interior de Sergipe em 1994, a fim de encontrar o irmão – e trabalho – em Santos.
 
Ele começou na função de porteiro, virou lavador de louça, recebeu uma promoção a ajudante de cozinha. Não tinha diploma de gastronomia, nem diploma superior algum, ao ser contratado como cozinheiro no Piccola Forneria (eleito o melhor italiano, a melhor pizza e a melhor carta de vinhos nesta edição).
 
Desde o início, em 2005, o talento autodidata do rapaz saltava aos olhos do proprietário do restaurante, Gugu Barbosa, que o incentivou a prestar vestibular. Àquela altura já famoso nos fogões, tornou-se o mais experiente dos calouros de sua turma de escola – ou será que os colegas de classe sabiam preparar um ravióli de hadoque ao molho branco com raspas de limão siciliano igual ao dele?
 
Pois Zeca fala de tudo isso como quem comenta o pão com geléia que comeu no café-da-manhã. Nem o bicampeonato de chef do ano é capaz de inflar o ego do sergipano.
 
"Quero agora fazer uns cursos de especialização em São Paulo", diz. "Com ênfase na culinária italiana.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário